Foi muito interessante fazer este curso porque possibilitou o acesso e o aprendizado sobre um programa operacional até então desconhecido. Mas, muito importante, interessante por oferecer ferramentas educacionais muito atrativas para os alunos.
Achei também interessante porque oportunizou um momento de reflexão e planejamento interdisciplinar entre os professores participantes. Foi possível uma troca de ideias e sugestões de planejamento visando uma melhoria no processo educacional.
Por fim, considero que os cursos de capacitação precisam ter esta proposta de visar a integração e o acesso às mídias, possibilitando um aprendizado no intuito de tornar as aulas mais atraentes e produtivas, uma vez que nossos alunos estão cada vez mais conectados com a internet e as tecnologias. Parabéns a todos nós que realizamos esta primeira etapa.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
terça-feira, 12 de maio de 2009
Quem sou eu...
Nasci na cidade de Blumenau no Estado de Santa Catarina, no Hospital Santa Isabel aos dias 13 de outubro de 1975.
Vivi minha infância no bairro conhecido como Toca da Onça, em Blumenau, na Rua Miguel Simão dos Santos, onde permaneci até os dez anos. A partir daí, como meu pai era locutor de rádio, nos mudamos para cidade de Ituporanga onde ele foi trabalhar na hoje conhecida como Rádio Sintonia. Algum tempo depois, nos mudamos para cidade de Braço do Norte. Lá, meu pai continuou a exercer a profissão de locutor e foi então que iniciei na quinta série do Ensino Fundamental. Não concluí, e somente quando retornamos para Ituporanga, cidade que morei maior parte da minha vida, completei os estudos de minha vida escolar.
Já com treze ou quatorze anos, comecei a ganhar meu dinheiro vendendo produtos para uma revista. Fazia minhas vendas de bicicleta passando em muitas casas oferecendo o produto. Mas, mesmo aos quatorze anos, comecei a trabalhar em uma sorveteria expressa no centro de Ituporanga.
Quando já estava cursando o antigo segundo grau, hoje ensino médio, eu e meus amigos iniciamos uma banda de fundo de quintal. Ensaiávamos em alguma sala nas dependências da escola e chegamos a ganhar alguns prêmios entre concuros e apresentações escolares. E, neste mesmo período, iniciei meus trabalhos como acordionista e tecladista de grupo musical.
Vivi minha infância no bairro conhecido como Toca da Onça, em Blumenau, na Rua Miguel Simão dos Santos, onde permaneci até os dez anos. A partir daí, como meu pai era locutor de rádio, nos mudamos para cidade de Ituporanga onde ele foi trabalhar na hoje conhecida como Rádio Sintonia. Algum tempo depois, nos mudamos para cidade de Braço do Norte. Lá, meu pai continuou a exercer a profissão de locutor e foi então que iniciei na quinta série do Ensino Fundamental. Não concluí, e somente quando retornamos para Ituporanga, cidade que morei maior parte da minha vida, completei os estudos de minha vida escolar.
Já com treze ou quatorze anos, comecei a ganhar meu dinheiro vendendo produtos para uma revista. Fazia minhas vendas de bicicleta passando em muitas casas oferecendo o produto. Mas, mesmo aos quatorze anos, comecei a trabalhar em uma sorveteria expressa no centro de Ituporanga.
Quando já estava cursando o antigo segundo grau, hoje ensino médio, eu e meus amigos iniciamos uma banda de fundo de quintal. Ensaiávamos em alguma sala nas dependências da escola e chegamos a ganhar alguns prêmios entre concuros e apresentações escolares. E, neste mesmo período, iniciei meus trabalhos como acordionista e tecladista de grupo musical.
A influência da tecnologia
-->
Desde que estamos vivendo a era tecnológica, percebemos o quanto tais instrumentos nos são úteis e o quanto eles nos tornam dependentes. Crianças e adolescentes há muito já abandonaram as tradicionais brincadeiras de algumas décadas passadas. Ficam horas e horas frente a um computador fazendo da máquina sua verdadeira aliada. Quem não se lembra o quanto era prazeroso, divertido e sadio, brincar de esconde-esconde, soltar pipa, ovo choco, em fim, todas essas que nos ajudavam a queimar as calorias e não provocavam estresse.
De tudo que vemos acontecer, algumas mudanças nos assustam demais. Mudaram a ordem, aceleraram o ritmo e perturbam nossa mente e colocam nossas crianças frente a algumas preocupações e responsabilidades da vida adulta. Muito cedo já vemos nossos jovens assumirem uma responsabilidade que só deveriam assumir anos depois. O caos de tudo se deve a crescente era da informatização. Os recursos tecnológicos facilitam a vida do homem, aceleram a produção, qualificam o produto, etc. Mas, é preciso estar ciente de que não se pode ser dominado pela máquina. Quem assistiu “Matrix” viu que é um jogo perigoso demais.
A família ainda precisa ser o alicerce. Não podemos deixar nossos jovens desamparados, fazer aquilo que não conseguimos mais porque nos falta ética, falta respeito e austeridade. O conceito de família mudou, mas mudou porque não se assume mais a responsabilidade. Assim, como todo e qualquer outro conceito deve ter mudado por falta de Insistência nos princípios.
Os sites de relacionamento facilitaram e muito a vida daqueles que de certa forma se sentiam constrangidos frente a uma pessoa estranha. Encontrar um parceiro era muito difícil para quem não tinha muita habilidade com a conversa, ou ser “bom de papo” como se diz. Não estar frente a frente com esta pessoa parece facilitar. E, ao mesmo tempo as opções são muitas, já que as chances de encontrar alguém com o seu perfil aumentaram muito. Mas o problema é que as pessoas esquecem que elas estão muito mais expostas do que imaginam. Mais uma vez deve-se salientar a importância do olhar, do toque, de sentir o calor humano e poder avaliar melhor quem você pretende manter um relacionamento, seja de amizade ou amoroso.
Muitos especialistas afirmam que o endereço que as pessoas usam comumente, cada vez mais deixa de ser o da sua casa. Ou seja, o endereço passou a ser o eletrônico. É o número do celular ou os e-mails. A sua morada agora é virtual. Já inventaram até jogos onde se pode levar uma vida virtual simultânea a uma vida real.
É espantoso o que presenciamos de mudanças neste início de século. No entanto, sabemos também que a tendência é de um desdobramento cada vez maior.
Para se ter uma idéia da amplitude e densidade dessas mudanças tecnológicas, consideramos alguns dados relativos ao século XX. Se somássemos todas as descobertas científicas, invenções e inovações técnicas realizadas pelos seres humanos desde a origem das nossa espécie até hoje, chegaríamos à espantosa conclusão de que mais de oitenta por cento de todas elas se deram nos últimos cem anos. (SEVCENKO, p. 24, 2001)
Assinar:
Postagens (Atom)


